top of page

Dinheiro rápido na conta, 

juros baixos e total segurança!

Maior prazo e parcelas menores

Contratação 100% segura

Parcelas fixas, sem surpresas

VMD_rgb-12.png

Orçamento pessoal: 9 dicas para organizar

Quantas vezes já “sobrou mês e faltou salário” pra você? Controlar o orçamento pessoal e/ou da família não é algo prazeroso, aquela tarefa que você acorda em um domingo de sol e pensa “nossa, que dia lindo… ótimo para fazer umas contas!”.


Mas é uma tarefa que, se feita aos poucos, fica cada dia menos chata, pode acreditar. O importante é começar!


Para facilitar esse início, o time da VMD CRÉDITO levantou algumas dicas que já testamos e nos ajudam muito!


Orçamento pessoal 9 dicas

1 – Controle o máximo possível – controlar o orçamento pessoal é a base de toda a organização de sua vida financeira. Sem saber como está a situação atual do seu orçamento você não poderá melhorá-lo! Aqui só te um jeito certo: o seu jeito! Se você faz na caderneta, no quadro, em planilhas eletrônicas, aplicativos para celular… tanto faz! Ele só precisa fazer sentido para você!


2 – Planeje – depois de olhar para o passado (o controle), precisamos olhar para frente. Está na hora de planejar! Com base no controle do orçamento pessoal já feito, pense no resto do ano e projete suas contas. Aqui o trabalho é mais “braçal” do que complicado. É realmente pegar o valor que você gastou de combustível nos últimos dois ou três meses e usar como base para a projeção. Faça isso com todas as contas que você identificou no seu controle.


3 – Cuide com as despesas anuais – existem despesas que só aparecem em algumas partes do ano, como IPVA, IPTU, matrículas, material escolar… Não esqueça de incluí-las no seu orçamento!


4 – Estipule metas alcançáveis – planejamento financeiro pessoal não é somente números! O emocional é uma parte muito importante, talvez até a mais importante... Então defina metas atingíveis. Pode ser: vou economizar 10% do meu salário. Vou viajar daqui a um ano. Vou trocar de carro. Mas defina algo que caiba nas suas possibilidades. Um dos maiores motivos das pessoas desistirem de organizar as suas finanças é a desmotivação.


5 – Fale sobre as suas metas com alguém – dividir suas metas com algumas pessoas dá mais força para você alcançá-las. É importante conversar como está o andamento do que você planejou e o motivo de estar dando certo ou errado... Com isso, fica mais fácil identificar o que precisa ser corrigido ou o que está dando certo e deve ser mantido.


6 – Cuide do seu estilo de vida – alinhar o estilo de vida com o valor que ganhamos é a parte mais difícil quando falamos de finanças pessoais. Todo mundo quer viver, ter um carro, casa, colégio para os filhos com qualidade. Mas, temos que verificar se “cabe tudo no nosso bolso”. Não é vergonha nenhuma abrir mão de algumas coisas. Às vezes precisamos ter um carro mais simples para morar mais perto do nosso trabalho. Diminuir a quantidade de lazer para comprarmos nosso imóvel próprio… Aqui o importante é não se preocupar com imagem!!!


7 – Cuidado com as falsas impressões – em finanças existem algumas pegadinhas, nem “tudo que reluz é ouro”... Cuidado com negócios milagrosos, “suaves prestações que cabem no seu bolso”… Faça conta, pesquise, compare e, principalmente, busque ajuda!


8 – Invista em você – estude! Estude muito. Quando você achar que já estudou, estude muito mais!!! Este é o único investimento que NUNCA vai perder valor e ninguém vai tirar de você!


9 – Comemore – sempre que alcançar suas metas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, comemore! Comemore muito. Pode ser com a família, sozinho, com amigos, comprando um prêmio para você. Nunca esqueça de comemorar.


E, CASO VOCÊ PRECISE, VERIFIQUE SE O TIME DA VMD CRÉDITO PODE TE AJUDAR A AVALIAR SUAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO, PARA DAR UM GÁS NO SEU ORÇAMENTO.


Você pode verificar de três formas diferentes:


Aqui o papo é rápido e direto!

bottom of page